ícone whatsapp

Atividades

As atividades são voltadas a aproximação do ambiente familiar e comunitário, com vistas a fortalecer os laços afetivos e promover a integração, a autonomia, a reabilitação e a qualidade de vida dos idosos acolhidos.

Serviço Social

Cabe ao Setor de Serviço Social promover ações de caráter socioassistencial abrangidos no Estatuto e Regimento Interno da SIRPHA LAR DO IDOSO, respeitando as normas e regulamentações pertinentes à área de atuação. É atribuição do Assistente Social contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, bem como promover o acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia contribui para a construção de um envelhecimento ativo e saudável, atuando na reconstrução do conhecimento e construção de novos saberes. Ao Psicopedagogo compete a elaboração de um plano de intervenção composto por atividades que envolvem: percepção, atenção, memória, raciocínio lógico, equilíbrio, coordenação motora, estimulação cognitiva, concentração e criatividade.

Terapia Ocupacional

Utilizada como recurso terapêutico, a Terapia Ocupacional tem como objetivo promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio de práticas, procedimentos e orientações que estimulam os aspectos físicos e emocionais. Por meio de oficinas, jogos e exercícios, o Terapeuta Ocupacional emprega ações voltadas a prática da consciência corporal, relações sociais e habilidades cognitivas, respeitando os limites de cada idoso.

Fisioterapia

Ao Setor de Fisioterapia compete a prática de ações que promovam o bem-estar físico e emocional, priorizando as características físicas, cognitivas e sociais para a realização das atividades de vida diária. Cabe ao Fisioterapeuta realizar atendimentos individuais e em grupos, de acordo com a necessidade de cada idoso, reduzindo dores crônicas e desconfortos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos acolhidos.

Psicologia

Entre os principais benefícios da atuação do Psicólogo, estão as atividades que proporcionam bem-estar: atendimento individualizado e/ou em grupo, acolhimento, realização de atividades de estimulação cognitiva e atendimento aos familiares. Também é sua atribuição o trabalho com os funcionários, incentivando a interdisciplinaridade, suporte emocional dos mesmos, sensibilização da equipe para o cuidado humanizado e o incentivo à autonomia.

Enfermagem

O Setor de Enfermagem é responsável pelo planejamento, organização, execução e avaliação dos serviços de Enfermagem. Além disso, lidera, orienta e direciona os técnicos em enfermagem e cuidadores a desempenharem um trabalho de qualidade com sensibilidade e humanização. Cabe ao Enfermeiro determinar ações que possam atender integralmente as necessidades dos idosos acolhidos, com vistas à promoção para a saúde e bem-estar, buscando manter ao máximo os princípios de autonomia e independência.

Nutrição

O Setor de Nutrição é responsável por desenvolver e planejar ações incentivando a alimentação equilibrada e saudável, contribuindo assim para a manutenção e melhoria da saúde nutricional dos residentes, proporcionando saúde e qualidade de vida.

Fonoaudiologia

O Setor de Fonoaudiologia é responsável por desempenhar um papel crucial no suporte e na promoção da comunicação, deglutição e qualidade de vida dos residentes. Sua atuação envolve uma série de responsabilidades e atividades, priorizando o respeito, a empatia e a compreensão das necessidades específicas de cada indivíduo.


Seja um Parceiro

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir financeiramente conosco, através de doações únicas ou mensais. Venha ser nosso parceiro!

Seja um Parceiro Faça sua Doação